TRIMOD HE 20

Solicitar Orçamento

TRIMOD HE 20 Características

 

Nobreak Legrand TRIMOD HE 20000VA, 380V Trifásico, Startup 5x8

Perfil

A linha de nobreak modular TRIMOD® é inovadora e única no seu gênero devido sua granularidade. Disponível nas potências de 20, 40 e 60 kVA, são subdivididas em módulos de 6,7kVA, sendo capazes de se adaptar, em cada momento às exigências variáveis das cargas protegidas. A arquitetura modular da linha TRIMOD® permite expansibilidade e redundância dos módulos de potência, facilidade de manutenção, baixo custo de gestão e um espaço ocupado reduzido.

O TRIMOD® por ser composto por um sistema modular, permite gerenciar a entrada e a saída, disponibilizando tensões trifásicas ou monofásicas, à sua escolha, os clássicos tri/tri, tri/mono, mono/tri e os mono/mono. Para cada configuração é possível ter a redundância, completa ou parcial, obedecendo as características de cada formato.

Cada “módulo base” possui uma unidade de controle capaz de gerenciar as principais funções de cada unidade de potência, monitorar o seu funcionamento correto, sinalizar eventuais problemas.

A filosofia da modularidade também pode ser aplicada às baterias, sendo, em formato de gavetas individuais extraíveis.

 

Aplicação

A linha de nobreaks TRIMOD® foi desenvolvida para uso em diversos tipos de equipamentos que necessitem de uma energia ininterrupta e de qualidade, principalmente em ambientes expostos às condições anormais de fornecimento de energia.

Desta forma, equipamentos sensíveis e estratégicos têm seu funcionamento continuamente assegurado pelo nobreak, como por exemplo: servidores, estações de trabalho, racks para modem, roteadores, switches, monitores de vídeo, impressoras, equipamentos de automação comercial (PDVs, caixas registradoras, leitores de códigos de barras, etiquetadores etc.), telecomunicações em geral, equipamentos laboratoriais (áreas de saúde, pesquisas em geral e engenharia) e equipamentos de monitoração (áreas de segurança e de saúde).

Compatível com geradores, que devem ser dimensionados para alimentar o nobreak conforme especificação do fabricante do grupo gerador.

 

Características Gerais

Alta Eficiência

Os nobreaks da linha TRIMOD possuem alta eficiência na condição inversora de até 96%, sendo ainda maior com a função “Economia de Energia” ativa de até 99%. A alta eficiência proporciona uma redução da parte de potência que é absorvida pelo nobreak e transmitida ao ambiente sob a forma de calor. Isto sem falar nos ganhos energéticos relacionados à redução do consumo de energia.

A alta eficiência do TRIMOD HE é uma das mais altos no mercado, e comprovada através do certificado.

 

Potência Ativa Máxima Real

O TRIMOD HE disponibiliza em sua saída a potência ativa igual a potência aparente, significando um aumento do valor de fator de potência (FP =1.0).  Ou seja, graças ao seu fator de potência unitário o novo TRIMOD HE garante a potência máxima real.

 

Modo off-line (Função “Economia de Energia)

O TRIMOD HE fornece um modo de funcionamento chamado OFF-LINE, que possui a finalidade de poupar energia, garantindo a proteção e a continuidade de energia para a carga conectada.

Operando no modo Off-line a carga é alimentada diretamente da rede elétrica, através do circuito de bypass automático (módulos de potência). Nesta condição, a tensão e a frequência de saída são as mesmas da rede de entrada, com isso o nobreak não controlará estes parâmetros.

A vantagem adquirida ao utilizar o modo Off-line, será o maior rendimento elétrico (99%) obtido pelo nobreak, pois não será necessário realizar nenhuma conversão de energia.

Durante o funcionamento do modo Off-line, o nobreak pode ativar o inversor e suprir o fornecimento de energia através do banco de baterias caso a tensão de saída esteja fora dos parâmetros de tolerância (± 15% da tensão de saída) ou caso ocorra alguma falha na rede de entrada.

O tempo de autonomia durante a operação da bateria pode variar de acordo com a configuração do nobreak (capacidade de potência nominal, banco de baterias e a percentual de carga aplicada).

No retorno da tensão de alimentação para dentro dos parâmetros de tolerância aceitáveis, o nobreak reinicia automaticamente ao modo off-line.

Este modo de operação (on-line e off-line) pode ser alterado com o nobreak ligado ou desligado bastando acessar o modo de serviço através do display disponível no painel frontal.

 

Correção de fator de Potência (FP>0,99) e filtro contra ruídos harmônicos na entrada (THDi <3%)

Este dispositivo permite que a reposição de potência (kVA/kW) perante a concessionária não impacte em multa devido ao baixo fator de potência das cargas. Outra vantagem é a diminuição na distorção harmônica devolvida à rede elétrica, dispensando a necessidade de sobredimensionamento dos cabos ou um eventual grupo gerador para alimentar o nobreak.

 

Redundância e expansibilidade

Para se obter um sistema de redundância com nobreaks tradicionais é necessário a adição de mais um, em paralelo (pelo menos 2 nobreaks), assim aumentado duplamente a potência adquirida, o espaço ocupado e os consumos elétricos. A arquitetura modular do TRIMOD® pelo contrário, permite ter configurações redundantes no interior de um único gabinete. Um nobreak de arquitetura modular redundante pode ser configurado como sistema N+X redundante (em potência). Mesmo em caso de avaria de um módulo, o equipamento continua funcionando, evitando que a atividade fique bloqueada, permitindo tornar mais rápida à reparação do problema com uma simples substituição do módulo avariado sem interromper o serviço.

 

Módulo de controle e Display LCD e visualização dos alarmes

O TRIMOD possuí uma composição de módulo de controle centralizado capaz de gerenciar até 60kVA de potência (9 x 6,67kVA).

O módulo de controle é microprocessado e equipado com um teclado e Display LCD multifuncional na parte frontal e é responsável pela gestão das informações.

A interação com o nobreak é realizada por quatro botões localizados no painel frontal (abaixo do display) e permitem ao usuário visualizar os dados de funcionamento, configurar os parâmetros elétricos, analisar o estado de cada módulo de potência, selecionar o idioma no qual as mensagens são apresentadas e executar uma série de testes funcionais.

A comunicação do módulo de controle é realizada por duas portas seriais RS-232 (DB-9) (uma frontal e uma traseira), uma interface de relés com cinco portas de contato seco, uma interface lógica (DB-15) e um slot para placa SNMP, garantindo redundância inclusive na comunicação e sinalização de status.

 

Módulo de potência

O módulo está disponível na potência de 6.7kVA com fator de potência 1,0 e consiste basicamente nos seguintes blocos funcionais: lógica de comando e controle (controlado por microprocessador), retificador / PFC, inversor, booster, carregador de bateria e bypass automático.

Para facilitar a expansão de capacidade e manutenção, o módulo de potência é do tipo “Plug & Play”, desta forma, os módulos de potência são identificados e configurados automaticamente pelo nobreak. A expansibilidade é garantida, devido os módulos estarem interligados em paralelismo ativo internamente ao gabinete, por este motivo os módulos de potência devem ser idênticos.

Os módulos de potência são independentes um do outro e podem funcionar mesmo em caso de problemas com um deles. No painel frontal do módulo existe um LED indicador de estado de funcionamento de alta luminosidade para sinalizar eventuais condições de alarme.

Os módulos de potência estão alojados em prateleiras, que podem acomodar até 3 módulos, chamados de “Túnel”.

 

Módulo Recarregador de Baterias BCM (Battery Charger Módule)

Trabalha em conjunto com carregador interno do módulo de potência usando o mesmo gerenciamento inteligente para o ciclo de carga.

Para cada BCM instalado o sistema aumenta 15 Adc a corrente de recarga, ou seja, 1 módulo BCM possui o equivalente a 6 Módulos de potência.

Isso garante redução do tempo de recarga do banco de baterias visando aplicações do nobreak que exigem longos tempos de autonomia aumentando a disponibilidade do nobreak após uma falha de energia.

É possível instalar vários módulos de recarga BCM, desde que haja pelo menos um módulo de potência.

Assim como os módulos de potência, o módulo de recarga BCM possui no painel frontal um LED indicador de estado de funcionamento de alta luminosidade para sinalizar eventuais condições de alarme.

O módulo também é controlado por um microprocessador para otimizar o desempenho e aumentar a confiabilidade.

Recomenda-se a utilização do módulo de recarga BCM em casos que a capacidade do banco de baterias for superior a 60 Ah e a quantidade de módulos de potência forem reduzidas.

O ciclo de carga inteligente é realizado igualmente aos dos módulos de potência, em quatro estágios maximizando a vida útil das baterias (carga constante, carga de corrente final, flutuação e standby).

 

Gavetas de baterias TRIMOD

As gavetas das baterias foram desenvolvidas para serem facilmente introduzidas no gabinete específico e permitir o seu manuseio e transporte com facilidade durante a instalação ou numa eventual manutenção ou substituição.

Uma gaveta é constituída por 5 baterias de 12Vdc / 7 ou 9Ah ligadas em série. Graças à conexão “Hot Swap” podem ser facilmente extraídas e introduzidas no gabinete.

Para garantir o máximo grau de segurança, sobretudo em fase de manutenção, a tensão da gaveta é devidamente dividida em dois ramos de 36Vdc e 48Vdc, sendo restabelecida apenas quando a gaveta é introduzida completamente no alojamento específico.

Isto permite a conformidade à regulamentação IEC 60950 sobre a segurança elétrica que impõe a utilização de proteções adequadas e uma atenção especial, quando estiverem presentes tensões perigosas superiores aos 60 Vdc com possibilidade de contatos diretos.

A autonomia pode ser expandida ainda mais, acrescentando mais “gavetas” de baterias (sempre em múltiplos de três) ao produto.

Saida
Capacidade de Energia de Saída 20.0 kWatts / 20.0 kVA
Potência Máxima Configurável 20.0 kWatts / 20.0 kVA
Tensão Nominal de Saída 220 ou 380 (Trifásico + N) ou 220 (Monofásico)
Frequência de Saída 50/60 Hz , pode ser configurada pelo usuário em ±1 Hz
Fator de Carga de Crista 1:3, 5
Topologia Dupla Conversão Online
Tipo de Forma de Onda Senoidal pura
Conexões de Saída Barras de Terminais (Bornes)
ByPass Bypass automático e de manutenção
Proteção contra sobrecargas 10 minutos a 115%, 60 segundos a 135%
Entrada
Tensão Nominal de Entrada 220 e 380 (Trifásico + N) ou 220 (Monofásico) (F+N)
Frequência de Entrada 50-60 Hz ±2% Automática
Tipo de Conexão de Entrada Barras de Terminais (Bornes)
Fator de Potência de Entrada em Plena Carga > 0.99
Sistema Sistema modular, expansível e redundante em gabinete único
Baterias e Tempo de Operação
Tipo de Bateria Bateria selada Chumbo-Acido livre de manutenção: a prova de vazamento
Baterias Pré-Instaladas Até 12
Vida Útil Esperada das Baterias 3 - 4 anos
Opções de Autonomia Estendida Configurável e expansível internamente ou com gabinete adicional
Montagem de Bateria Os módulos de bateria são desenhados para serem montados facilmente dentro do gabinete. Não é necessária nenhuma operação especial
Montagem de Bateria 240 Vdc (série redundante)
Comunicação e Gerenciamento
Interface Ports (2) portas seriais RS-232 (DB-9), (1) porta lógica (DB-15), (5) portas de contato seco, (1) “Slot” para placa SNMP
Painel de Controle 4 linhas/20 caracteres, 4 botões de menu, LED indicador de status colorido
Alarme Sonoro Alarmes audíveis e visíveis priorizados por gravidade
Desligamento Emergência Contato EPO
Ambiente
Temperatura de Operação 0 - 40
Umidade Relativa de Operação 0 a 95% (sem condensação)
Ruído Audível <46dB a 1 metro
Dissipação Térmica 1436BTU
Classe de Proteção IP 21
Fisico
Dimensões Máximas de Altura 1370 mm , 137.0 cm
Dimensões Máximas de Largura 414 mm , 41.4 cm
Dimensões Máximas de Profundidade 628 mm , 62.8 cm
Peso Líquido 120 kg (Somente o nobreak)
Conformidade
Cor Black
Garantia Padrão Reparo ou substituição por 12 meses On Site