3 Min

Entenda o que é NOBREAK e qual é a importância desse dispositivo para a sua empresa

O uso de dispositivos eletrônicos é uma realidade para todas as empresas. Por isso, é necessário saber como protegê-los caso haja algum problema de fornecimento de energia elétrica. A seguir, entenda o que é nobreak e como ele funciona.

A interrupção do fornecimento de energia pode danificar os dispositivos eletrônicos e comprometer a segurança da empresa, já que o sistema de monitoramento vai parar de funcionar. Para evitar que esses problemas ocorram, é preciso saber o que é nobreak e como escolher o equipamento ideal para a sua companhia.

O que é nobreak?

O nobreak, também conhecido como UPS (sigla em inglês para “Fonte de Energia Ininterrupta”), é um dispositivo cuja função é proteger os equipamentos eletrônicos das oscilações da rede elétrica e mantê-los ligados por um período, em caso de queda de energia.

Sendo assim, podemos dizer que esse dispositivo de energia tem a função de estabilizador, protetor elétrico e de bateria. A interrupção abrupta do fornecimento de eletricidade pode causar sérios danos aos dispositivos eletrônicos, inclusive deixando-os inutilizados. A queda de energia também pode fazer com que a empresa perca trabalhos importantes, sendo crítica para quem trabalha com data centers.

Já as oscilações da rede elétrica, que são muito comuns no Brasil, também podem danificar os equipamentos eletrônicos e diminuir sua vida útil. Por isso, para proteger o patrimônio da sua empresa e garantir o bom funcionamento do seu negócio, é fundamental saber o que é nobreak.

Quais são os tipos de nobreak?

Há diferentes tipos de nobreak, classificados de acordo com a onda elétrica produzida (senoidal ou semi senoidal) e o modo de interação com os dispositivos eletrônicos. Confira a seguir quais são os principais modelos.

Nobreak interativo

Um dos modelos mais comuns é o nobreak interativo. Esse tipo de dispositivo é acionado sempre que ocorrer algum problema com a rede elétrica, e alterna os modos rede e bateria até que o fornecimento de eletricidade seja normalizado.

O nobreak interativo pode ser senoidal ou semi senoidal. No primeiro caso, ele é capaz de compensar as variações de tensão da rede elétrica e entregar as ondas na maneira senoidal, no modo bateria. Essa onda é suave, contínua e harmônica.

Já o nobreak semi senoidal é um pouco mais acessível do que os dispositivos que usam a onda senoidal. Contudo, a onda semi senoidal completa apenas a metade do ciclo da onda senoidal, o que faz com que ela não seja muito eficiente para os equipamentos sensíveis.

Nobreak online

Também chamado de nobreak de dupla conversão, o nobreak online utiliza retificador e inversor. Desta forma a transferência de rede para bateria é zero, fornecendo assim energia limpa aos equipamentos eletrônicos. Ele opera somente com ondas senoidais.

O nobreak online fornece uma energia limpa e com uma voltagem constante. Em alguns casos, a energia fornecida por esse dispositivo é melhor do que a da rede elétrica. Esse tipo de nobreak é muito indicado para equipamentos eletrônicos sensíveis e máquinas que nunca podem ser desligadas.

Quais são as vantagens de investir nesse aparelho?

Agora que você já sabe o que é nobreak, vale a pena conhecer as principais vantagens desse aparelho. Além de impedir o desligamento abrupto dos dispositivos em casos de queda de energia, o nobreak pode oferecer as seguintes proteções aos equipamentos eletrônicos:

  • contra sobrecarga na rede elétrica;
  • contra curto-circuito;
  • contra subtensão;
  • contra sobreaquecimento de equipamentos eletrônicos.

Como escolher o nobreak ideal para o seu negócio?

Para garantir a proteção dos seus dispositivos eletrônicos e a segurança do seu negócio, é fundamental saber como escolher um nobreak para a sua empresa. O primeiro fator que deve ser considerado é quais tipos de equipamentos serão ligados a esse dispositivo.

Máquinas mais sensíveis precisam de um dispositivo que forneça uma energia limpa e constante, por isso, o ideal é optar por um nobreak online ou por um modelo interativo senoidal.

Já os equipamentos mais simples, como impressoras, máquinas de cartão e sistemas de segurança, funcionam bem com dispositivos semi senoidais. Outros fatores que você deve considerar antes de comprar um nobreak são:

  • a tensão da rede elétrica da sua cidade;
  • a quantidade de equipamentos que serão conectados ao nobreak;
  • a potência dos dispositivos que serão conectados;
  • a potência do nobreak;
  • o tempo de autonomia desse dispositivo.

Autonomia do nobreak

A autonomia do nobreak é o tempo que esse dispositivo é capaz de deixar os seus equipamentos eletrônicos ligados em caso de interrupção de fornecimento de energia pela rede elétrica.

O tempo de autonomia do nobreak dependerá da potência do dispositivo e da quantidade de aparelhos que estão conectados a ele. Caso a sua empresa tenha uma grande demanda de eletricidade, pode ser interessante investir em um modelo que ofereça conexão com baterias externas.

Na HJS do Brasil, você encontra os melhores nobreaks para o seu negócio

Saber o que é nobreak e como escolher o melhor dispositivo para a sua empresa é fundamental para quem quer proteger o patrimônio da companhia e manter o fluxo de trabalho constante. Se esse é o caso do seu negócio, continue no site da HJS do Brasil e confira todos os modelos de nobreaks disponíveis.

Posts Relacionados